sexta-feira, 21 de junho de 2013

Rachou, está vazando e ninguém segura

Eu escrevi um texto prevendo o racha das manifestações antes mesmo de Alckmin, Haddad e alguns outros governantes diminuírem os preços das tarifas do transporte público. Ele está aqui, nesse link.

Estudei em caros colégios particulares da elite paulistana na região do Pacaembu e cresci em Perdizes, curral do tucanato. Mas também conheço o pensamento de muitos militantes petistas e de outros partidos de esquerda, com quem tive contato em redações de jornal e faculdades.

Conhecendo bem os dois mundos, e o que falam um do outro, estava na cara que, em algum momento, a harmonia das manifestações iria rachar.

Não esperava que o PT fosse ser tão rápido e, "oportuno", em convocar a militância a  surfar nas manifestações. Esperava menos ainda que os tais "sem-partido" fossem partir para gestos tão violentos como queimar bandeiras do partido. Bandeira, não se queima nem a do inimigo, na Guerra.

Enquanto isso, crescem as vozes daqueles que pedem a extinção dos partidos e, pasmem, até clamam por um golpe militar. Em 2013 do segundo tempo. Grupos racistas e de ultradireita também se infiltram e ganham força. E a quebradeira continua.

"Mas o povo não quer os partidos", dizem muitos. Que povo? Eu sou do povo, eu quero os partidos - mesmo o DEM. Os militantes são do povo e também querem os partidos - mesmo os do PMDB. Não dá para ser um pouco democrático. Ou se é democrático, ou não se é.

Onde e quando essas manifestações vão parar? Honestamente, torço para que logo e sem maiores consequências. Você, que protesta, ao menos se lembra em quem votou na última eleição? Não estou falando dos cargos do executivos, esses são fáceis. Em quem você votou para deputado? Senador? Vereador?

E se os partidos forem extintos? O que vem depois? Quem vai assumir o Brasil? O Eike Batista? O Luciano Huck? O Ronaldo Fenômeno? O Sakamoto?

Vamos todos para para pensar, só um pouquinho, antes de continuar gritando "fora"?

E, por fim: até quando vocês vão continuar compartilhando imagens e vídeos de um cara vestido com a máscara de Guy Fawkes? Quem fez desse cara o seu líder? Você votou nele? Você, ao menos, assistiu ao filme?

3 comentários:

  1. Cara, ngn lembra em quem votou pq não tem ngn q realemnte nos representa nesse esquema politico doente e apodrecido que virou a politica brasileira. Essa é a chance de mudarmos algo, e vc quer que acabe... lamentavel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apenas não acredito em soluções mágicas. Mudanças não acontecem assim, no grito.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir